Prumos de Aço: tudo o que você precisa saber
À primeira vista, estes pequenos objetos metálicos presos a um pedaço de madeira e a um fio comprido dão a aparência de um pião ou outro brinquedo manual. Apesar do visual, o Prumo de Aço é uma ferramenta extremamente importante na construção civil, sendo o seu uso em obras considerado essencial, se não obrigatório.
Para quem não sabe, o Prumo tem como função principal verificar se os elementos de uma obra estão alinhados verticalmente. Com isso, essa ferramenta permite ao trabalhador da construção identificar os pontos em sua obra que se encontram “no prumo”, ou seja, que estão estabilizados e verticais como deveriam.
Aqui na Max Ferramentas, fabricamos dois tipos de Prumos: o Prumo de Parede (400g | 500g | 700g | 900g) e o Prumo de Centro (300g | 400g).
O Prumo de Parede, ou de Face, é o modelo cuja peça de aço tem formato cilíndrico, presa a um fio de nylon de 2m e com um calço guia (ou taco) de madeira. Como o próprio nome já indica, ele é utilizado para identificar a verticalidade das paredes de alvenaria de sua obra, evitando, assim, inclinações indesejadas. Na prática, o trabalhador encosta o calço de madeira na parede e verifica se o cilindro de metal a está tangenciando. Caso o cilindro esteja afastado ou apoiado à parede, é preciso fazer ajustes na obra.
Já o Prumo de Centro é aquele modelo cuja peça de metal é parecida com um pião, e também possui fio de nylon de 2m e calço guia de madeira. Este modelo é ideal para o trabalhador da construção identificar a linha vertical a partir de um ponto qualquer. Na prática, o trabalhador compara dois planos verticais através da ponta do “pião”: a base estará aprumada quando a ponta do metal ficar alinhada ao fio esticado.